Capacitação em Gestão Inovadora de Projetos apresenta o Design Thinking

7 de dezembro de 2016 - 12:56

Buscar ferramentas que subsidiem a gestão inovadora tem sido uma estratégia adotada nas organizações.

Com o objetivo de apresentar aos servidores e empregados públicos do Estado novos conceitos e novas ferramentas utilizadas na gestão de projetos pelas organizações, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) promove até a próxima sexta-feira (9/12) o curso Gestão Inovadora de Projetos.

Ministrada pelo professor Marcus Antonio de Almeida, a capacitação proporciona uma visão sistêmica de técnicas para a gestão inovadora de projetos, abordando fundamentos de gerenciamento de projetos, Inovação, Design Thinking, PM Canvas e Gestão Ágil.

Pensar fora da caixa foi a proposta levada à sala de aula. A nova metodologia (Design Thinking), antes aplicada ao desenho de produtos, passou a ser inserida na cultura corporativa, tornando-se uma busca constante das organizações, públicas e privadas, para identificar soluções potenciais, desenvolver projetos eficientes e alcançar resultados positivos.

Durante o curso, os participantes experimentarão exercitar a Gestão Inovadora através da aplicação de cases, projetos simulados e outras práticas que buscam a inovação.

CursoGestaoInovadora_

O professor Marcus Antonio destaca que para inserir a cultura do Design Thinking é preciso compreender o objetivo das especificidades que envolvem o processo. Ele ressalta que a empatia é o primeiro passo a ser dado, pois é imergindo no cotidiano das pessoas, sentindo suas necessidades, que se inicia a jornada para descobrir, criativamente, a melhor solução.

Não existe Design Thinking sem um grande esforço de observar, conhecer, entrevistar e compreender as pessoas”, pontua.

A perspectiva é que os alunos consigam aplicar as ferramentas no ambiente de trabalhado, compartilhando o conhecimento com suas equipes a fim de potencializar suas atividades e gerir os projetos de forma inovadora e, assim, garantir o aprimoramento do serviço público prestado ao cidadão.

07.12.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS)
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE)
www.egp.ce.gov.br