Curso Noções de Ouvidoria e Acesso à Informação capacita servidores da Seduc

15 de dezembro de 2016 - 19:15

De 12 a 16 de dezembro, a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), ofertou mais uma edição do curso Noções de Ouvidoria e Acesso à Informação.

A turma foi composta por servidores e empregados públicos da Seduc que são responsáveis pelo atendimento e tratamento das demandas de Ouvidoria e das Solicitações de Informação encaminhadas às unidades administrativas das Coordenadorias e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Ministrado pelo especialista em administração de Recursos Humanos Jean Lopes e pela advogada Michelly Gaspar, que atuam como orientadores de célula na CGE, o conteúdo abordou legislação, estrutura, funcionamento, diretrizes, objetivos e fluxo do Sistema de Ouvidoria (SOU). Casos práticos baseados em manifestações e relatórios de Ouvidoria também foram apresentados.


De acordo com a ouvidora Iranir Loiola, essa segunda capacitação tem um objetivo mais específico em relação à primeira, que foi realizada em novembro e contou com a presença dos representas das vinte Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES), porque além de orientar a equipe quanto ao tratamento da resposta que é dada ao cidadão e ao público interno, o curso buscou contribuir para o fortalecimento do trabalho e comunicação entre os ouvidores que desenvolvem suas atividades na sede da Seduc, localizada no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba).

Por conta da rapidez exigida, em alguns momentos, a resposta que é dada às solicitações não é bem formulada, dessa forma, acreditamos que para garantir a qualidade da Ouvidoria precisamos alinhar as informações e promover a aproximação dos ouvidores da Secretaria”, destacou.

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Sistema de Ouvidoria (SOU)

Instituído pelo Decreto nº. 30.474/2011, o SOU é uma ferramenta informatizada desenvolvida para otimizar o atendimento das manifestações dos cidadãos encaminhadas à Ouvidoria, compreendendo o registro, o tratamento e o retorno ao cidadão.

A utilização da ferramenta apresenta as seguintes vantagens: permite dar encaminhamento imediato da manifestação à Ouvidoria do órgão competente; facilita o cadastro dos dados; possui recurso de inclusão de anexos na manifestação; apresenta a localização das ouvidorias setoriais por meio da ferramenta GoogleMaps; possibilita o acompanhamento de todo o andamento da manifestação, além de permitir a complementação de informações na manifestação. No endereço eletrônico www.ouvidoria.ce.gov.br o cidadão acessa o Sistema de Ouvidoria – SOU para registrar sua manifestação.

15.12.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS)
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE)
www.egp.ce.gov.br