Comitê Gestor Ampliado da EGPCE se reúne para elaboração do novo Planejamento Estratégico

29 de dezembro de 2016 - 17:54

O encontro teve o objetivo de definir as estratégias de atuação da Escola de Gestão Pública para o período de 2017 a 2020

O Comitê Gestor Ampliado da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), composto por orientadores de células, coordenadores, assessores e direção, participou, nos dias 26 e 27 de dezembro, de uma oficina para a elaboração do novo Planejamento Estratégico da instituição.

O encontro teve o intuito de formular estratégias de atuação da EGPCE para o período de 2017 a 2020, já que o planejamento estratégico anterior, que compreendeu o ciclo 2013-2016, alcançou os objetivos pretendidos. Diante disso, a definição de novas ações possibilitará o fortalecimento das atividades e do posicionamento da organização, que tem como missão desenvolver o processo educacional em gestão pública, com vistas ao aprimoramento das competências dos atores públicos, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.

Em 2017, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará lançará novos projetos, portanto, os dois dias de oficina foram relevantes para pensar o desenvolvimento das ações aliado à integração das equipes. Foi essa a afirmativa feita pela doutora e mestre em planejamento e políticas públicas, com especialização em gestão pública, e servidora pública no LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará), Elza Gadelha, que foi convidada para ministrar a oficina aos membros do Comitê Gestor Ampliado.

Nesse momento, por meio de um processo participativo, foi proposto compatibilizar oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, o que é indispensável para uma organização que busca instituir em seu planejamento o foco na Gestão para Resultados”, complementou.

comite2_pe20172020

E para fazer o alinhamento entre as ideias que já estavam sendo discutidas pelo Comitê e o novo planejamento estratégico, a metodologia de Balanced Scorecard (BSC) foi apresentada como ferramenta importante, pois é destinada ao acompanhamento das decisões estratégicas tomadas pela organização, com o objetivo de esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, planejar e estabelecer metas, melhorar o feedback e promover o aprendizado.

Segundo a Diretora Lúcia Siebra, para que a Escola possa oportunizar uma formação de qualidade ao servidor público e incentivar, simultaneamente, o compartilhamento dos saberes, o Planejamento Estratégico 2017-2020 da EGPCE deve estar em sintonia com os Programas do Governo Estadual e se pautar pela busca, identificação e valorização das boas práticas de governança pública. A diretora também destaca que o intercâmbio de saberes, ações e experiências em Gestão Pública é um dos objetivos permanentes da EGPCE, e, por isso, logo no início do ano que vem, a instituição implementará o Observatório da Gestão Pública.

A oficina realizada atingiu o objetivo proposto que era o de finalizar o Planejamento Estratégico da EGPCE, estruturando, de acordo com a metodologia do BSC, as discussões promovidas pelo Comitê Gestor da instituição nos últimos meses. A facilitação de Elza Gadelha foi impecável, permitindo ao grupo a participação efetiva e, ao mesmo tempo, assertiva, conduzindo o grupo à conclusão do processo. A ela nossos especiais agradecimentos”, pontuou.

comite_pe20172020

29.12.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional  (ADINS)
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará  (EGPCE)