Educação Ambiental e Escola Sustentável são temas abordados em curso promovido para técnicos e professores da Seduc

18 de janeiro de 2017 - 11:51

A formação é uma iniciativa da Seduc, por meio Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA, em parceria com a UFC-Virtual e CED.

Cerca de 30 técnicos e professores da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), representando cada Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação (Crede) e as Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), participaram, na última terça-feira (17), do primeiro encontro presencial do Curso Educação Ambiental: Escola Sustentável, realizado na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

A formação é uma iniciativa da Seduc, por meio Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA/Diversidade e Inclusão Educacional/Educação Ambiental, em parceria com o Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC-Virtual) e o Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED).

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Educação Ambiental: Escola Sustentável

O objetivo do curso é preparar tutores para multiplicar a metodologia da educação ambiental em toda rede de ensino e, a partir disso, promover o desenvolvimento de escolas mais sustentáveis.

Ao todo, o curso terá 180 horas de duração, com conteúdo dividido em 5 módulos que serão ministrados de forma semipresencial através da plataforma Solar – Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFC, e abordará as seguintes temáticas: Conceitual EaD; Escolas Sustentáveis: Conceitos e Objetivos; Currículo; Gestão Democrática e Espaço Físico.

Nesse primeiro momento, a perspectiva é de que durante essas 24 horas de atividades presenciais, iniciadas na EGPCE e que terão continuidade no Centro de Formação Olímpica (CFO) até próxima quinta-feira (19), os participantes possam compreender os conceitos de Educação a Distância e o funcionamento da plataforma Solar, pois através dessa ferramenta de ensino EaD eles disseminarão o conteúdo para as próximas turmas.

Diversidade e Sustentabilidade na Escola

Para a assessora técnica da CODEA/Diversidade e Inclusão Educacional/Educação Ambiental, Lindalva Costa, essa proposta da Seduc é essencial para promover na comunidade escolar uma sensibilização em torno da importância da diversidade e das políticas de desenvolvimento sustentável.

Depois da conclusão dessa primeira turma de tutores, nossa intenção é que outros técnicos e professores também possam participar do curso, fazendo com que essas ações formativas resultem no despertar para uma gestão participativa, capaz de envolver toda a comunidade escolar e, principalmente as juventudes. Acredito que assim conseguiremos transformar positivamente o espaço físico da Escola, oportunizando a boa vivência em um ambiente que dialoga com as diversidades (religiosa, etnorracial, sexual, entre outras) e se desenvolve de forma sustentável”, pontuou.

No intervalo da aula, os cursistas ainda participaram do plantio de uma muda de Tamarineira na área verde da EGPCE. A ação representou de forma simbólica a motivação desses colaboradores públicos que tanto cooperam para enraizar e fortalecer a educação ambiental nas escolas públicas do Ceará.

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O próximo encontro presencial da turma de tutores está previsto para março.

17.01.2017
Assessoria de Desenvolvimento Institucional  (ADINS)
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará  (EGPCE)
www.egp.ce.gov.com.br