CGE e EGPCE iniciam curso de Normas Internacionais de Contabilidade

23 de janeiro de 2017 - 19:10

A capacitação visa estabelecer um padrão para os trabalhos realizados pelo Estado

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceira com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), iniciou nesta segunda-feira (23), a primeira turma do curso Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS). Com o objetivo de capacitar os servidores do Poder Executivo do Estado no que tange os principais aspectos do processo de convergência das Normas Internacionais de Contabilidade para o setor Público, o curso ministrado pelo consultor da KPMX Assessores LTDA, Agenor Duarte Júnior, segue até a próxima sexta-feira (27).

A capacitação, que terá 40h/a de duração, é voltada para os servidores da área de contabilidade dos órgãos estaduais, profissionais de contadoria da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), além de auditores de controle interno da CGE. Para o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, o curso visa estabelecer um padrão para os trabalhos realizados pelo Estado.

“É importante que não só os auditores de controle interno da CGE, como todos os servidores do Estado que atuam na área de Contabilidade e Contadoria, estejam preparados para executar tarefas de forma padronizada, possibilitando a comparação e troca de dados com outros estados e países”, ressaltou.

Durante a capacitação, serão abordados os seguintes assuntos: Introdução às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; Discussão dos principais pontos das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS); Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público;  e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 

Saiba mais 

O curso Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS) está sendo realizado por meio de operação de crédito com o Banco Mundial (BIRD), no âmbito do Programa para Resultados (PforR). 

Fonte: Assessoria de Comunicação CGE