Criatividade e colaboração entre servidores são destaques em cursos de Gestão e Comunicação

3 de fevereiro de 2017 - 17:43

Cerca de 80 servidores trocaram vivências e conhecimento sobre Gestão de Pessoas e Comunicação Organizacional.

Criatividade, conhecimento e colaboração fizeram parte das atividades dos cursos de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação e Cultura Organizacional com foco na gestão para resultados (ProGpR), ofertados, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

Ao longo dos cinco dias de formação, além de receberem conceitos e exemplos sobre gestão de pessoas, gestão do conhecimento, comunicação e cultura organizacional, cerca de 80 servidores, que atuam nas diversas secretarias e Órgãos do Estado, puderam debater e exercitar na prática tudo que foi aprendido. As salas de aulas transformaram-se em verdadeiras usinas de ideias.

Para a instrutora do curso Planejamento, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Dulce Ane, mais que apresentar os subsistemas de Gestão de Pessoas, esse momento foi importante para contribuir no cotidiano de trabalho desses gestores públicos.

O gestor de pessoas lida com o desafio diário de gerir os públicos, interno e externo, com os quais a organização se relaciona, dessa forma, propus atividades interativas com o objetivo de ajudá-los no desenvolvimento de uma gestão estratégica”, afirmou.

cursogestao02

Num curto espaço de tempo, com recursos limitados, a turma foi desafiada pela instrutora a criar e planejar estratégias que melhorassem os fluxos de comunicação entre os setores de uma organização. O resultado foi uma rica troca de informações e vivências profissionais, que possibilitou a criação de uma rede colaborativa que deve ser mantida pela turma depois do curso.

Dulce Ane acrescentou que, partindo da visão estratégica, o gestor consegue identificar talentos em sua equipe, percepção fundamental para a construção de ações positivas que impactam e agregam valor à organização que presta serviço público.

Comunicação e Cultura Organizacional

É comum ouvir que as ações e processos não se desenvolvem de forma satisfatória por conta da falta de comunicação entre os colaboradores. Para abordar essa temática dentro do modelo de Gestão para Resultados – GpR, adotado pelo Governo do Estado do Ceará, o instrutor Henrique Silva Rolim apresentou as definições de cultura, de comunicação e as influências do Modelo de Gestão sobre a cultura organizacional.

Segundo o gerente de execução e monitoramento na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Guido Colares, conceitos e ferramentas aprendidas durante o curso fortalecem a implementação da Gestão para Resultados nas equipes da SDA.

Sabemos que as organizações possuem uma pluralidade de culturas, e, às vezes, isso pode dificultar a implementação de um Modelo de Gestão. Portanto, é importante compreender o que é comunicação e cultura organizacional para conseguir alinhar às estratégias do modelo de gestão e obter os resultados esperados”, afirmou.

cursogestao03

03.02.2017