Escola de Gestão Pública disponibiliza cronograma de inscrição e realização dos cursos EaD do Siconv-Federal

22 de fevereiro de 2017 - 12:02

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de ações destinadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv-Federal), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) disponibiliza o cronograma de inscrição e realização dos cursos, na modalidade a distância, do Siconv-Federal.

Iniciativa do Ministério do Planejamento em Gestão (MP), os cursos são realizadas por meio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Gestores, técnicos, estagiários e voluntários de organizações sociais, empreendimentos sociais, institutos e fundações, captadores de recursos e servidores públicos podem fazer a inscrição através do site www.enap.gov.br

Clique aqui para vizualizar o cronograma

Capacitação no Ceará

Desde o ano passado, quando o Acordo de Cooperação Técnica foi firmado em Brasília entre a União, por intermédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Secretaria de Gestão e da Escola Nacional de Administração Pública, e o Governo do Estado do Ceará, com interveniência da Secretaria do Planejamento e Gestão, a EGPCE é responsável por coordenar a Unidade Gestora do acordo por se tratar de ações ligadas especialmente à capacitação do servidor.

O Siconv-Federal

O sistema foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias, que são recursos financeiros repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios. O repasse é decorrente da celebração de convênios e outros instrumentos similares, para realização de obras ou serviços de interesse comum. Entre as vantagens do sistema está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

Rede Siconv

Atualmente formada por 16 Estados, a Rede Siconv amplia significativamente a capacitação dos usuários do SICONV, trabalhando o conhecimento voltado para o aspecto operacional do Sistema e aperfeiçoando as habilidades necessárias à apresentação de projetos para captação de recursos. Com isso, pretende compartilhar por todos os entes da federação, na execução mais efetiva das políticas públicas com impactos diretos para os beneficiários finais e, consequentemente, no aumento da qualidade das prestações de contas finais no que se refere ao decréscimo dos processos de inadimplências.

* Com informações da Rede Siconv

22.02.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
facebook.com/egpce | twitter.com/egpce