Seduc realiza formação do Programa MAIS PAIC na Escola de Gestão Pública

16 de março de 2017 - 11:41

A iniciativa tem o objetivo de estimular a formação de equipes regionais e garantir a valorização dos profissionais da educação pública do Ceará.

A Secretaria da Educação do Ceará, por meio da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COPEM), realiza até amanhã, sexta-feira (17), na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, a formação dos profissionais que foram selecionados para atuarem como formadores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática do Eixo do Ensino Fundamental II do Programa MAIS PAIC.

O assessor técnico da COPEM, Fernando Costa, explica que a iniciativa de capacitar esses profissionais faz parte das propostas do MAIS PAIC, que objetiva estimular a formação de equipes regionais e garantir o reconhecimento e a valorização dos profissionais e instituições envolvidos no esforço de alfabetizar na idade certa.

Com base em situações e experiências reais das escolas públicas cearensespretendemos fazer com que os formadores compreendam a realidade do aluno e do professor, para que consigam oferecer uma proposta de didática que desenvolva a prática pedagógica e oportunize a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem”, disse.

Saber números, contar histórias

E para que o Ceará continue a ser destaque pelos resultados positivos das crianças do ensino fundamental, com bom desempenho em matemática e português, a inserção de hábitos de leitura escrita é importante durante essa fase escolar. É o que avalia o consultor do MAIS PAIC e Mestre em Educação e Ensino, Oziêlton de Sousa.

Segundo Oziêlton, o Programa, além de promover a formação continuada a todos os professores do 6° ao 9° ano e garantir a elaboração de atividades que atendem às necessidades dos educandos, trabalha, na área de Língua Portuguesa, a oralidade, leitura, produção textual e análise linguística como uma realização social. Contribuindo para a transformação das relações na sociedade.

FORMACAO02 FORMACAO

A leitura precisa ser considerada como algo basilar para as todas disciplinas. Por isso, trabalhamos com os formadores do MAIS PAIC a literatura e a formação do leitor como fatores essenciais para o desenvolvimento crítico e reflexivo do professor do eixo fundamental II. Assim, a Escola poderá garantir o direito à leitura aos seus alunos”, destaca.

Programa MAIS PAIC

Lançado em 2015, o MAIS PAIC é uma ampliação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa – PAIC, programa criado no Estado através da Lei 14.026 de 17 de dezembro de 2007, e que se tornou base para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Governo Federal.

O Programa MAIS PAIC tem como finalidade expandir o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses. O MAIS PAIC apoia a aprendizagem dos alunos para que sigam com sucesso, tenham bons resultados e ingressem no Ensino Médio bem preparados.

Clique aqui e saiba mais sobre o MAIS PAIC

15.03.2017