Curso Gestão por Processos trabalha conceitos e ferramentas para aprimorar a Gestão

30 de março de 2017 - 13:01

A Gestão por Processos é uma metodologia que auxilia na transformação estratégica das organizações.

Cerca de 40 servidores participam até amanhã, sexta-feira (31), do curso Gestão por Processos, realizado pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). A capacitação tem o objetivo de apresentar e estimular a aplicação de conceitos, ferramentas e técnicas que auxiliam no aprimoramento da Gestão Pública.

Ministrado pela Mestre em Planejamento e Políticas Públicas e Especialista em Organização e Métodos e Gestão Pública, Maria Jeane Peixoto, o curso proporciona que conceitos sobre planejamento, mapeamento, monitoramento e controle dos processos sejam compreendidos através da prática.

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Segundo a instrutora, o conteúdo do curso tem sido alinhado à experiência de trabalho dos servidores. Assim, ferramentas de gestão, como o Modelo Canvas de Negócios, utilizado na arquitetura de projetos, são aplicadas em sala de aula. “Tenho distribuído a turma em equipes, e isso permite que colaboradores que atuam na mesma Secretaria e/ou vinculada, mas com funções diferentes, estudem coletivamente seus processos”, acrescenta.

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Aperfeiçomento contínuo

Utilizada por organizações públicas e da iniciativa privada, a Gestão por Processos é uma metodologia que proporciona o alcance de melhores resultados através do aperfeiçoamento contínuo dos processos de trabalho. Maria Jeane ressalta que cada vez mais as organizações estão deixando agir de forma departamentalizada e, nisso, adotam metodologias que impulsionem mudança de paradigmas.

E para essa transformação, é essencial o envolvimento dos colaboradores, pois a conscientização e envolvimento coletivo oportuniza o desenvolvimento de um modelo de gestão mais ágil e eficiente. A Gestão por Processos auxilia na transformação estratégica, permitindo que a organização agregue valor ao produto e/ou serviço que ela entrega. No setor público, esse envolvimento é fundamental para melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão”, afirma.

30.03.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
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