Curso promovido pela Enap e EGPCE reúne servidores de diversos Estados

22 de maio de 2017 - 18:23

A capacitação pretende contribuir para melhorar a eficiência, eficacia e efetividade das ações públicas.

Poder aprender e levar o conhecimento para a prática. É a expectativa da servidora da Universidade Federal do Sul e Suldeste do Pará (UNIFESSPA), Neidiane Ribeiro, que veio a Fortaleza para participar, até a próxima sexta-feira (26), do curso Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional. A capacitação é uma iniciativa da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Neidiane, que é coordenadora acadêmica no Instituto de Ciências Exatas da UNIFESSPA, conta que sua equipe está buscando criar indicadores para identificar a causa das evasões dos alunos. “Eu sempre olho os cursos da Enap, mas na minha região não encontrei instituições que promovam esse tipo de capacitação. Só encontrei aqui (na EGPCE), e resolvi fazer”, explica.

Assim como Neidiane, cerca de 30 servidores, que atuam na área de elaboração de indicadores de desempenho em instituições do poder executivo estadual e federal no Ceará, Pará e Rio Grande do Norte, também vão ter acesso a conceitos e técnicas para a construção de um sistema de medição de desempenho, estabelecer metas e interpretar os resultados dos indicadores.


De acordo com a instrutora do curso, a servidora da Fundação Joaquim Nabuco e pesquisadora em avaliação de políticas públicas na área de educação, Verônica Fernandes, a metodologia utilizada é expositiva e diálogica. Tal abordagem é fundamental para que os cursistas públicos possam encontrar formas para trabalhar melhor os indicadores que são utilizados em suas respectivas instituições.

Trabalharemos com a definição de indicadores e com a criação do sistema de indicadores de desempenho. Veremos o que pode ser melhorado em relação ao ambiente estratégico, porque para poder definir indicadores de desempenho institucional, você tem que ter um planejamento estratégico bem definido”, acrescenta.

indicadores_enap

Verônica destaca que por conta da riqueza de ter pessoas de várias instituições, o conhecimento e intercâmbio poderão contribuir para melhorar a eficiência, eficacia e efetividade das ações públicas. Indicador está em tudo, e, na gestão pública, serve para a tomada de decisão. Aqui nós temos alunos (servidores) de Órgãos e instituições diferentes, então, eles vão poder dar elementos para poder refletir um pouco mais suas realidades, na escolha desses indicadores, que podem ajudar a gestão na tomada de decisão, escolher o melhor caminho”.

Tiago Tavera, que trabalha na coordenadoria de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), acredita que o conteúdo e experiência serão importantes. Os indicadores nos ajudam a saber a quantidade de profissionais que estão desenvolvendo atividades relacionados à cultura no Estado e quantos projetos são executados, isso tem impacto na geração de renda e no acesso à cultura” afirma.

22.05.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
facebook.com/egpce | twitter.com/egpce