Servidores participam de palestra no auditório da Seplag

30 de maio de 2017 - 17:02

No evento, os servidores tiveram a oportunidade de discutir sobre o cenário
atual e as perspectivas de futuro do Controle Interno no Estado.


Trabalhar em rede e de forma transparente é um caminho sem volta para as organizações”. A afirmativa é do secretário adjunto da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos, que ministrou, na última terça-feira (30), a palestra O Controle Interno no Poder Executivo Estadual: cenário atual e perspectivas de futuro, no auditório da Secretária do Planejamento e Gestão (Seplag).

Parte das ações do Programa Executivo de Formação em Gestão Pública, promovido pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, a palestra contou com a presença de servidores que estão participando do curso Sistema de Controle do Poder Executivo Estadual (EaD).

O Controle Interno como responsabilidades de todos

Na ocasião, o secretário falou sobre a forma como a CGE, que é o órgão responsável pelo sistema de controle interno no poder executivo, vem atuando junto às outras setoriais. “Nosso papel, enquanto controladores, é de gerar informações para que o gestor tome decisões. Na área de auditoria, identificamos os pontos frágeis. Na corregedoria, apuramos as situações de fraude”.

Durante a apresentação, Marconi também fez uma análise da atual conjuntura social e política brasileira, e destacou o Controle Interno como função fundamental para transformar esse cenário, contribuindo para o execício da gestão responsável e do governo transparente.

A função de controle interno existe com a finalidade de contribuir para que as organizações alcancem resultados de forma eficiente, transparente e regular. Quando dizemos controle interno é responsabilidade de todos, na verdade, falamos em cidadania. Gestão responsável e governo transparente é responsabilidade de todos nós”, afirmou.

palestra_marconi

No encerramento, o gestor apontou que ainda é preciso implementar um modelo no qual as macrofunções (controladoria, ouvidoria, auditoria e corregedoria) estejam em todas secretarias e órgãos do Estado. Ele também adiantou as ações que a CGE está desenvolvendo para o fortalecimento do Programa de Fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.

Para a servidora Viviane Vasconcelos, que é gerente de auditoria interna na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e está participando do Programa Executivo de Formação, a palestra foi um momento de muito aprendizado. “O Controle Interno é de vital importância para as organizações. Acho interessante a iniciativa de trazer essa tríade que contempla governança, gestão de risco e controle interno”, pontuou


Nota 10 em Transparência

A CGE tem sido referência nacional no que se refere às atividades voltadas ao fomento do Controle Social, mediante a disponibilização do Portal da Transparência, do Sistema de Ouvidoria e Sistema de Acesso à Informação. Esses esforços fizeram com que o Ceará recebesse por dois anos consecutivos (2016 e 2017) a nota 10 na Escala Brasil Transparente, ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação nos estados e municípios, desenvolvido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

30.05.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Twitter: @egpce | facebook.com/egpce