Perspectivas e Desafios para o Governo Estadual são discutidas durante Seminário

7 de junho de 2017 - 19:27

É hora da gente avaliar o que é mais importante para o Estado. E não se faz mudança sem conhecimento”. Esse foi o pensamento compartilhado pelo Secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, na abertura do Seminário Perspectivas e Desafios para o Governo Estadual (2018 – 2019), realizado nesta terça-feira (7), no auditório da Seplag.

Com o objetivo de proporcionar subsídios para a revisão do Plano Plurianual para os anos de 2018 e 2019, o Seminário teve como proposta refletir estrategicamente para a efetividade na implementação das políticas públicas.

No evento, também esteve presente o Secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá; o Secretário da Fazenda, Mauro Filho; o Procurador Adjunto da Procuradoria-Geral do Estado, Ariano Melo Pontes; a assessora Patrícia Arruda, representando o Secretário da Casa Civil, Nelson Martins; e o presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, Padre Zé Linhares.

Cenários e Desafios

Na presença de dirigentes de vinculadas, coordenadores e técnicos das unidades setoriais de planejamento do poder executivo, o chefe da pasta do planejamento ressaltou que o atual cenário econômico e social no qual o Brasil vive traz incertezas que exigem do gestor público mais esforço e responsabilidade. Nos próximos eventos temos que partir de uma melhor avaliação dos cenários futuros. Avaliar, com critérios, o nível de investimento para o PPA”, acrescentou.

Para o secretário, o Ceará tem um desafio enorme, mas conta com condições favoráveis que auxiliam na escolha de prioridades para nortear os investimentos nos próximos anos. Nesse contexto, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) tem papel fundamental. “O IPECE pode ajudar o Ceará a se antecipar”, avaliou o gestor.

banner_seminario_governoestadual

Novas ideias para a Gestão Pública

Além de destacar os esforços e as medidas que a Seplag já vem executando para aprimorar os processos de planejamento e gestão, Maia Júnior também afirmou que o diálogo, marca do atual Governo, e a Gestão Fiscal são pilares de sustentação para uma boa governança, e isso possibilita o desenvolvimento de ações integradas em áreas estratégicas, como: educação, segurança e combate à pobreza.

Outro ponto levantado foi a busca or mais conhecimento através de parcerias com as universidades. Essa iniciativa pode transformar a gestão, trazendo melhores resultados, inovação e tecnologia, segundo o secretário. “Não podemos ter universidades que não contribuem com o Estado. Precisamos que as universidades venham com a gente”.

Situação Fiscal

Para detalhar a situação fiscal do Ceará durante o seminário, o Secretário da Fazenda, Mauro Filho, ministrou a palestra Cenários e Perspectivas da Gestão Fiscal. Com informações sobre os ajustes que estão sendo feitos para evitar o descontrole da máquina pública, o secretário disse que Estado tem a melhor situação fiscal do país, entretanto, ainda é preciso ter cautela, para construir um Ceará mais justo e mais desenvolvido.

maurofilho_seminario

Força de Trabalho

À tarde, o analista de Políticas Públicas do IPECE, Nicolino Trompieri, e Cláudio André, diretor de Estudos em Gestão Pública, falaram sobre os Cenários e Perspectivas Econômicas e Sociais 2018 – 2019.

De acordo com Cláudio André, os dados são importantes para repensar os serviços e as estratégias.“As trajetórias mostram um crescimento em algumas áreas, mas ainda não é satisfatório para chegar ao patamar que responda às necessidades”, esclareceu.

palestra_IPECE

O coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPLOG) da Seplag, Avilton Júnior, ministrou a palestra Análise do Desempenho dos 7 Cearás e dos Compromissos de Campanha. Segundo ele, arevisão será feita com base nas nos eixos contemplados no Plano de Governo e nas premissas estabelecidas no Plano Plurianual, a saber: Gestão Pública para Resultados, participação cidadã, promoção do desenvolvimento territorial e Intersetorialidade.

No encerramento, o orientador de célula de Planejamento, Tuíro Morais, trouxe informações acerca dos próximos passos da revisão do PPA.

Download das Apresentações

*Atualizada em 09.06.2017