EGPCE participa do Seminário Protagonistas do Planejamento e Gestão

9 de junho de 2017 - 17:56

Integração entre as equipes de trabalho da Seplag e vinculadas foi a marca do evento.

Apresentar novas ideias para que o Ceará alcance novas conquistas. Essa foi a pauta do quarto e último encontro do Seminário Protagonistas do Planejamento e Gestão Pública, realizado nesta sexta-feira (9), no Centro de Convivência do Servidor.

Idealizada pela Secretaria do Planejamento e Gestão, a programação do evento, que teve início em maio, foi marcada  pela integração das assessorias e coordenadorias da Seplag e vinculadas: Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará; Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará; Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará; Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará e a Companhia de Habitação do Estado do Ceará.


Presente no encontro, o secretário da pasta, Maia Júnior, acompanhado pelo secretário adjunto, Sérgio Cavalcante, falou sobre a importância de uma gestão moderna, voltada para as pessoas, que valoriza a transparência e tecnologia. “O que nós podemos fazer para construir uma nova gestão pública? Precisamos de uma gestão que foque nos serviços, nas pessoas, que invista no servidor digno, competente e comprometido”, acrescentou.

Olhar para o futuro

O secretário também destacou que, para o novo modelo de gestão que se apresenta na administração pública, as ideias precisam ser inovadoras e ir ao encontro das necessidades da população cearense. “Os cenários vão exigir um alto padrão de gestão. É fundamental que essa equipe enxergue o futuro, para auxiliar as outras setoriais”.

Ainda de acordo com Maia Júnior, inovar é pensar no que é simples. “Coisas simples quando são bem entregues têm um impacto enorme. Faça o que é possível, entregue o que é bem feito”, pontuou.

protagonista_secretario_1

Um time para resultados

Em resposta às demandas socioeconômicas que estão exigindo uma gestão com posicionamento inovador e efetivo, as ideias concebidas nos encontros foram apresentadas aos secretários e dirigentes. Na oportunidade, cada equipe buscou demonstrar como as iniciativas podem melhorar a vida dos cearenses, através de processos ágeis e eficientes.

protagonista_silvana

Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (COGEP) apresentou a proposta de promover ações para estimular o desenvolvimento das competências dos servidores, incluindo aspectos como a liderança, além de realizar o programa de mentores que, segundo a coordenadora Silvana Dourado, pretende somar para identificação do perfil do gestor e seu aperfeiçoamento.

O Instituto de Pesquisa Econômica do Estado do Ceará (IPECE) apontou como estratégico o desenho e normalização do processo de criação relacionado ao impacto da política pública, evitando o desperdício de verba pública. O diretor do IPECE, Flávio Ataliba, avaliou que é preciso institucionalizar no Estado a capacidade para antecipar cenários.

Liderança e Governo Cidadão

Citada pelos coordenadores como parceria fundamental para a execução de várias iniciativas, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará também compartilhou suas ideias a fim de contribuir para o desenvolvimento de um Governo Cidadão.

Liderança foi a estratégia apresentada pelo coordenador pedagógico, Daniel Marinho. A ideia é transformar a Escola num centro que forma líderes capazes de pensar e realizar políticas públicas eficientes. Incentivando a criação do perfil de gestores que tomam decisão não de maneira intuitiva, mas em com base em dados e no conhecimento.

Na avaliação da diretora Lúcia Siebra, muitas ideias conversam com a proposta da EGPCE, por isso, as equipes da Seplag e vinculadas precisam conversar para um alinhamento. “Vamos juntar as forças para dar um salto e, com isso, executar nossas ideias”, afirmou.

protagonista_dra.lucia

09.06.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Twitter: @egpce | facebook.com/egpce