Escola de Gestão Pública realiza primeira turma do curso Processo de Execução Orçamentária da Despesa Pública (PFGP)

13 de junho de 2017 - 19:03

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará iniciou, no dia 12 de junho, a primeira turma do curso Processo de Execução Orçamentária da Despesa Pública, ofertada pelo Programa de Formação Executiva em Gestão Pública.

Integrando a expertise Gestão Administrativo-Financeira Aplicada ao Setor Público, a capacitação objetiva apresentar o conhecimento sobre orçamento público, os instrumentos de planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA) e seus sistemas corporativos e noções de contabilidade pública. Com isso, os servidores que estão participando do PFGP poderão identificar os fundamentos e os princípios que nortearão a formulação, a implementação legal e a prática da gestão das finanças públicas.


Nova abordagem

Para alinhar o curso, que já era ministrado pela EGPCE, à proposta de formação continuada do PFGP, o conteúdo e a metodologia foram revistos para que novas abordagens pudessem ser inseridas. A elaboração foi realizada em conjunto pelos instrutores Ana Paula Castelo Branco, Karyne Friori e João Vier Freires, com a colaboração de Fábio Diogo, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão. 

Segundo Ana Paula, a contribuição de Diogo foi fudamental nesse processo de elaboração, pois possibilitou entendimento mais profundo acerca dos sistemas, a saber: Siof Web, S2GPR e Siof Créditos. Ainda sobre as modificações, Karine explicou que tudo foi pensado para que os gestores tenham uma ideia mais ampla, prática e efetiva acerca do orçamento e dos sistemas corporativos. “Tentamos trazer os conceitos de uma forma atual e multidisciplinar, de fácil entendimento, para lançar essas informações, conversando com a vivência de trabalho”, esclarece. 

instrutoras

Para Ana Paula Castelo, tendo conhecimento sobre o que está sendo feito, o servidor vai conseguir propor ações que garantam uma gestão mais eficiente. “Tudo está dentro do orçamento, por isso, a gente quer gerar interesse nos servidores, para que eles possam buscar informações”, afirmou.

A tendência é capacitar para que, cada vez mais, o trabalho seja desenvolvido com mais transparência, é o que garante a instrutora Karyne. “É muito importante tanto para o servidor, quanto para o cidadão, saber mais sobre a verba pública e os projetos que o Estado desenvolve”.

Vier

Saiba mais

O Programa Executivo de Formação em Gestão Pública  tem como principal objetivo desenvolver as competências dos servidores públicos do poder executivo estadual, oportunizando formação contínua por meio de cursos, presenciais e a distância, que compreendem diversas áreas de expertise em gestão pública.

13.06.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Twitter: @egpce | facebook.com/egpce