Curso aborda aspectos relevantes para boa gestão de programas governamentais

20 de junho de 2017 - 19:33

Instrutora destaca liderança e trabalho em equipe como pontos importantes
para alcançar resultados.

Fazer com que as políticas de governo consigam melhorar as condições de vida da população e, consequentemente, consolidem-se como políticas públicas. Esse é um dos grandes desafios para quem atua na gestão de programas governamentais.

Para a doutora em educação e mestre em sociologia, Zirlânea Gonçalves, que ministra, até sexta-feira (23), o curso Gestão de Programas Governamentais, pensar e executar as ações de forma eficiente, com otimização de recursos, é fundamental para que os programas alcancem resultados.

Em sala, Zirlânea aborda não apenas os conceitos sobre programa, orçamento e plano plurianual, mas apresenta métodos e ferramentas que podem identificar um determinado ponto do programa que precisa ser melhorado. Para isso, uma metodologia utilizada com a turma é a Árvore de Problemas. “A árvore é uma metodologia de construção e viabilidade para a solução de problemas”, explica.

O curso também traz reflexões acerca da atuação dos gestores e servidores, destacando a importância de saber fazer a boa gestão em equipe. Segundo a instrutora, a liderança é um dos aspectos essenciais e faz diferença. “Sem um líder dificilmente uma equipe consegue alcançar objetivos. Pode ter planos e projetos, mas sem uma equipe bem liderada, sem pessoas engajadas não chegamos a um objetivo comum”, afirma.

Sobre o desenvolvimento de programas no cenário atual, Zirlânea acrescenta que o não financiamento para implementação é um dos grandes impactos. “Por isso, a Gestão para Resultados, que está sendo capitaneada pela Seplag, pode surgir com uma forma para minimizar riscos e potencializar aquilo que é prioridade para o Governo do Estado”, finaliza.

gestaodeprogramas

Gestão de Programas Governamentais para Resultados

O curso Gestão de Programas Governamentais é uma oferta do Programa de Formação de Gestão para Resultados (ProGpR), iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realizada em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE).

20.06.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará