Escola de Gestão Pública promove curso sobre Avaliação de Potenciais, Desempenho e Resultados

28 de junho de 2017 - 15:19

A abordagem do curso está alinhada ao Modelo de Gestão para Resultados,
utilizado pelo Governo do Estado do Ceará.

Auxiliar os servidores a identificar os processos referentes aos subsistemas de avaliação de pessoas que atuam no setor público. Esse é o principal objetivo do curso Avaliação de Potenciais, Desempenho e Resultados ofertado pelo Programa Executivo de Formação em Gestão Pública do Estado do Ceará.

Ministrado até sexta-feira (30), o curso tem como proposta apresentar conceitos e discutir sobre política de desenvolvimento de pessoas, modelo de gestão por competências, estimativa de potenciais, avaliação e gerenciamento de desempenho e monitoramento de metas e resultados.

Com abordagem alinhada ao Modelo de Gestão para Resultados, a capacitação também apresenta técnicas e ferramentas de avaliação que podem contribuir para o trabalho dos servidores que participam do PFGP e ocupam cargos de gestão no poder executivo estadual.


Avaliação para Resultados

Segundo o mestre em Administração e instrutor do PFGP, Henrique Rolim, avaliação é importante para traçar o potencial futuro e, por isso, as organizações precisam adotar métodos e ferramentas de avaliação, para potencializar o desenvolvimento das equipes e a mensuração dos resultados. 

Henrique exemplifica como a iniciativa de avaliar potenciais, desempenho e resultados pode trazer impacto positivo. “Para o Banco de Talentos, por exemplo, o ideal é que os órgãos e entidades tivessem uma equipe voltada para analisar, segmentar e traçar os perfis dos funcionários que desejam participar do Banco de Talentos. Assim, poderia ser feito um trabalho de identificar setores que precisam daquelas pessoas”, afirmou.

Para a servidora de auditoria interna do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e aluna do curso, Iara Varela, avaliar perfis não é uma tarefa fácil, mas é necessária. “É necessário para melhorar o desempenho funcional, além disso, oferecendo um feedback podemos contribuir para que as equipes saiam do piloto automático, fazendo com que desenvolvam suas atividades pensando no cidadão”, destacou.

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28.06.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
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