Orçamento Público é debatido em curso ofertado pela Escola de Gestão Pública

25 de julho de 2017 - 13:48

Cerca de 40 servidores que atuam na área de planejamento e orçamento dos órgãos e entidades do poder executivo participam até a próxima sexta-feira (28) do curso Orçamento Público, promovido pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

Segundo a instrutora Rosângela Araújo, o curso tem o objetivo de ampliar e desenvolver conhecimentos dos participantes do Programa Executivo de Formação em Gestão Pública (PFGP) sobre a elaboração da proposta orçamentária e discutir problemas/soluções reais com o intuito de proporcionar conhecimentos técnicos compatíveis com as necessidades da gestão pública estadual.


Mais que apresentar conceitos sobre administração pública, o conteúdo abordará questões sobre princípios orçamentários, integração dos instrumentos legais de planejamento (PPA, LDO e LOA), receita pública, despesa pública, elaboração da proposta orçamentária, utilização dos sistemas corporativos (SIOF) e execução orçamentária e financeira.

Na avaliação da instrutora, é importante que o conhecimento sobre orçamento seja compartilhado também com os servidores que não lidam diretamente com a execução orçamentária. “O desconhecimento pode comprometer a realização das metas. Se eu quero fazer política pública, preciso conhecer o orçamento”, concluiu.

Para Denise Alves, servidora da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH), o curso foi ofertado em um bom momento. “Vamos começar a elaborar o orçamento da SRH em agosto, dessa forma, está sendo fundamental participar do curso, pois vou poder entender sobre orçamento de uma forma mais aprofundada”, destacou.

25.07.17

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Twitter: @egpce | facebook.com/egpce