EGPCE apresenta o Programa Executivo de Formação em Gestão Pública durante seminário da Rede de Escolas

14 de agosto de 2017 - 14:54

Compartilhar conhecimento através de experiências inovadoras e exitosas que valorizam as pessoas e melhoram o serviço público que é prestado ao cidadão. Essa foi a proposta do Seminário Desenvolvimento e Competências do Servidor Público: Práticas Inovadoras e Exitosas, realizado, na última sexta-feira (11), pela Rede de Escolas de Governo do Ceará, na Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP).

Na abertura, o tenente-coronel da Polícia Militar e diretor da AESP, Juarez Gomes Nunes Júnior, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da Rede de Escolas para o fomento de boas práticas na Gestão Pública. “Espero que essa proximidade (entre as Escolas) seja intensa, e que a gente possa crescer junto, aprendendo uns com os outros”, destacou.

SeminarioRede_Juarez2

Ao longo do evento, 9 práticas desenvolvidas pelas instituições que compõem a rede foram apresentadas. A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), representada pelo coordenador pedagógico, Daniel Marinho, apresentou o Programa Estratégico de Formação em Gestão Pública, lançado em fevereiro deste ano.

De acordo com Daniel, o Programa Estratégico foi criado para oportunizar uma formação contínua ao servidor público. “Desde maio, a EGPCE já começou a desenvolver o Programa Executivo de Formação em Gestão Pública, que compreende a dimensão técnica do Programa Estratégico. Inicialmente, 600 servidores foram selecionados para participar do PFGP, para receberem capacitação que pretende contribuir no desenvolvimento das competências, a fim de garantir eficiência, eficácia e efetividade nos processos e ações realizadas”, esclareceu.

SeminarioRede_Daniel

Palestrante no Seminário, a servidora pública e instrutora da EGPCE, Dulce Ane de Lucena, recebeu homenagem da diretora do Instituto Plácido Castelo (IPC), Hilária Barreto, por sua dedicação ao serviço público e contribuição na disseminação do conhecimento em Gestão Pública.

Durante a palestra que ministou, Dulce refletiu sobre as mudanças pelas quais a sociedade está passando. Ela diz que para atender às novas demandas, o servidor público precisa buscar mais conhecimento. “Não podemos trabalhar como peças de produção, mas como agentes de transformação”, finalizou.

Formada em Comunicação Social e Administração, especialista em Recursos Humanos com mestrado em Administração de Empresas, Dulce Ane é auditora na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Para ela, que divide seu tempo entre o trabalho e a sala de aula, trabalhar no serviço público é motivo de orgulho. “Eu me apresento como servidora pública com muito orgulho, porque hoje entendo qual é o meu papel”, declarou.

SeminarioRede_Homenagem     SeminarioRede_Dulce

Rede de Escolas de Governo

Criada em 2010, a Rede de Escolas do Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, trocas de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vistas à implantação e ao aprimoramento das políticas de formação e à educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Atualmente, doze instituições compõem a Rede, a saber: Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), Instituto Plácido Castelo (IPC), Universidade do Parlamento (UNIPACE), Defensoria Pública Geral do Estado, Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESPC), Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE), Instituto Escola Waldemar Alcântara (IESWA) e o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH).

14.08.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
twitter: @egpce | facebook.com/egpce |