Bolsistas de gestão e inovação da Seplag visitam a Escola de Gestão Pública

17 de agosto de 2017 - 17:29

Na manhã desta quinta-feira (17), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) recebeu a visita dos onze bolsistas que foram selecionados para uma experiência de um ou dois anos no serviço público cearense. Eles participam do Programa Ciência e Inovação em Políticas Públicas, realizado por meio de um Acordo de Cooperação entre Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, Vetor Brasil e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap.

Na ocasião, a diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, recebeu os bolsistas, que são jovens recém formados em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, e apresentou a eles as atividades desenvolvidas pela EGPCE e as instalações da instituição.

Durante a visita, a diretora também falou a respeito de como o Ceará vem conseguindo lidar com os desafios no atual cenário socioeconômico, e explicou um pouco sobre a proposta dos novos projetos que estão sendo liderados pela Seplag para o desenvolvimento do Estado. “Nesse contexto, a Escola de Gestão Pública terá o desafio de trabalhar de forma criativa, coletiva e inovadora para conduzir os atores públicos dentro dessa perspectiva”, esclareceu.

De acordo com Silvana Dourado, coordenadora de Gestão de Pessoas da Seplag, os bolsistas de gestão e inovação vão atuar no Programa de Gestão para Resultados (GpR) em áreas estratégicas do poder executivo do Ceará. “Nesse primeiro momento todos vão passar por um treinamento na Escola de Gestão Pública e em seguida haverá a distribuição deles para as setoriais”, explicou.

Na sexta-feira (18), a turma estará novamente na EGPCE para participar do curso Introdução ao Planejamento, Gestão para Resultados e Gestão de Projetos do Ceará. A capacitação será realizada em período integral, de 8h às 17h, até dia 23 de agosto.

visitabolsista2

visitabolsista4

Saiba mais sobre o Programa

Pioneiro no país, o Programa de Gestão Pública do Vetor Brasil aloca jovens talentosos para trabalharem por um ano em projetos de alto impacto de governos estaduais ou municipais. Os jovens tornam-se assim parte de uma rede engajada e diversa presente em todo o Brasil.

Os bolsistas são profissionais com idade média de 26 anos, vindos de todas as regiões do Brasil. A seleção não faz distinção de curso de formação, instituição de ensino ou experiência profissional.

Para participar, é necessário:

• Ter curso superior completo (bacharelado ou licenciatura) ou previsão de graduação até março de 2018;

• Ter disponibilidade para participar do Treinamento Presencial do Programa de Gestão Pública, que acontece durante uma semana em São Paulo (SP).

Além disso, precisam ser jovens que:

• Querem impactar positivamente o Brasil;

• Acreditam que o setor público é o meio que pode dar escala ao impacto;

• Demonstram valores éticos e comprometimento para enfrentar problemas complexos;

• Estão dispostos a assumir riscos e abertos para atuar em governos de todo o Brasil.

Sobre o Vetor Brasil

O Vetor Brasil é uma rede de pessoas engajada e diversa, com o objetivo de potencializar o setor público brasileiro. Uma organização sem fins lucrativos, suprapartidária, que atua desde 2014 em parceria com governos estaduais e municipais para atrair, avaliar e desenvolver profissionais públicos. Até hoje o Vetor Brasil já alocou mais de 100 trainees em 30 governos espalhados por 24 estados do país. 

17.08.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
twitter: @egpce | facebook.com/egpce