Seminário-Oficina promove debate sobre políticas públicas de desenvolvimento rural

15 de setembro de 2017 - 13:25

Encontro promovido pelo Governo do Ceará, através da SDA e SEPLAG, deve reunir público de 270 participantes entre terça-feira (19) e sexta-feira (22)

O secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira participa, na próxima terça-feira (19), às 9h, da abertura do “Seminário – Oficina de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Combate à Pobreza”. O evento segue até a sexta-feira, dia 22 de setembro, e contará com palestras de pesquisadores como a Profa. Dra. Tânia Bacelar, especialista em desenvolvimento rural, e a Profa. Dra. Lívia Miranda, dentre outros.

O evento é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e do Insituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), e conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA); do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Nações Unidades; e do Instituto Agropolos.

O objetivo é subsidiar a elaboração do Programa Estadual de Combate à Pobreza Rural e aperfeiçoar seus instrumentos. Além disso, o evento pretende capacitar a futura equipe de gestores envolvida na implementação do programa e estruturar uma equipe de formadores para a capacitação de agentes territoriais para multiplicação do tema junto aos 14 territórios de identidade/regiões de planejamento.

Estão à frente do Grupo de Trabalho Interstitucional (GTI) de Combate à Pobreza os seguintes órgãos do Governo do Ceará:  a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria de Educação (SEDUC), Secretaria de Saúde (SESA), Secretaria das Cidades (Scidades) e o Gabinete da 1ª Dama Onélia Leite.

Agregam-se à proposição a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (ANPECON), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO), a Articulação do Semiárido (ASA).

Programação

A programação do Seminário-Oficina está dividida em dois módulos. No primeiro, voltado para um público de 160 pessoas, sendo 100 técnicos e dirigentes de organizações da sociedade civil e de instituições governamentais e 60 gestores operacionais previamente selecionados, serão debatidos os marcos conceituais sobre ruralidade, desenvolvimento e pobreza, incluindo o enfoque multidimensional da pobreza, os desafios de superá-la e as políticas nacionais de agroecologia e convivência com o semiárido.

Já o segundo, voltado para o público de 60 gestores, o enfoque é a agenda de superação da pobreza rural no Ceará e a diferenciação e aperfeiçoamento das políticas públicas voltados para o tema.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Martins – bruno.andrade@sda.ce.gov.br