Experiências exitosas na administração pública são apresentadas durante workshop

27 de setembro de 2017 - 19:35

O Workshop Gestão por Processos no Setor Público, realizado pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (27), reuniu servidores públicos interessados em compartilhar experiências exitosas na implementação da Gestão por Processos na administração pública do Estado do Ceará.


De acordo com o professor Carlos Sérgio Mota Silva, que ministrou a palestra de abertura, o evento possibilitou aos participantes um momento ímpar para discutir a importância da automação de processos dentro das organizações.

A Gestão por Processos

As organizações, segundo Carlos Sérgio, têm dificuldades em compreender como suas rotinas funcionam e, por isso, não conseguem gerenciá-las, nem traduzi-las em representações gráficas – os processos. “A padronização das rotinas facilita o alinhamento e integração entre as equipes de trabalho, além de criar uma base para o treinamento de novos colaboradores”, explicou.

Institucionalizar o conhecimento organizacional e pensar as atividades com foco em quem vai utilizar o serviço foram outros pontos positivos da Gestão por Processos que o professor elencou. Em sala, ele também demonstrou como utilizar a plataforma Bizagi – plataforma digital de negócios.

workshopgestao

Compartilhar experiências e conhecimento

As cinco experiências apresentadas e discutidas durante o evento foram realizadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Para Jeane Peixoto, que é servidora pública na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) e instrutora da EGPCE, ver tantas experiências sendo apresentadas é saber que a semente plantada durante o curso Gestão por Processos já está florescendo.

“Falar do que vivemos na ETICE e conhecer outras experiências mostra o quanto é importante a mudança do modelo mental, o mindset. É preciso parar de ver através daquele modelo de gestão fragmentado, descontinuado. Nosso olhar tem que estar voltado para as pessoas, para a tecnologia, com foco nos processos. Quando você mudar a forma de pensar, as coisas vão mudar e o resultado é positivo para o cidadão”, complementou.

WorkshopGestao6

Aluna da turma de Gestão por Processos e autora da proposta do workshop, a servidora Inês Vale, que apresentou a experiência de implementação realizada na Sefaz, diz que a ideia é dar continuidade ao evento. Eu espero que seja o primeiro de vários. Esse é um primeiro passo a fim de promover a integração dos processos e serviços do Estado”, afirmou.

Presente no encerramento, o coordenador pedagógico da EGPCE, Daniel Marinho, destacou que o workshop é uma ação que valoriza e fortalece a Gestão do Conhecimento e a parceria dentro do setor público. “Temos diversas iniciativas boas acontecendo dentro dos órgãos, mas nem sempre isso é compartilhado. É preciso socializar as ações para que o Estado tenha os ganhos que necessita”, finalizou.


27.09.2017

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
3488-8451 | 3101-3801
twitter: @egpce
facebook.com/egpce