Centro de Eventos do Ceará recebe Fórum de Fortalecimento da Rede Siconv – Etapa Ceará

10 de maio de 2018 - 14:45 # # # #

Texto: Ascom/Seplag | Fotos: EGPCE

Mais de 500 pessoas participaram do evento organizado pela Escola de Gestão Pública e Ministério do Planejamento 

Autoridades e representantes dos órgãos e entidades governamentais municipais, estaduais e federais, além de membros de entidades da sociedade civil, estiveram reunidos nesta quarta-feira (09.05), no Centro de Eventos do Ceará, para o Fórum de Fortalecimento da Rede Siconv – Etapa Ceará.

Foram realizadas mais de 500 inscrições para o evento organizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão e Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

A solenidade de abertura contou com a com a presença de várias autoridades, a exemplo do Controlador e Ouvidor Geral do Estado, Flávio Jucá, que representou o governador Camilo Santana; do secretário do Planejamento e Gestão em exercício, Sérgio Cavalcante; da diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará, Lúcia Siebra; e do coordenador de capacitação da Rede Siconv do Ministério do Planejamento, Edercio Bento.

O Fórum teve como objetivos a integração entre os parceiros da Rede, a troca de experiências e a definição de ações para fortalecer e melhorar a gestão das transferências da União no Estado do Ceará.

“A convivência com a Rede Siconv tem sido algo novo e realmente transformador. A oportunidade de compartilhar experiências e discutir resultados é um aprendizado diário. Através da Rede, tenho visto políticas públicas sendo realizadas com muito êxito em todo Brasil”, observou Lúcia Siebra na ocasião.

Para o titular da CGE, Flávio Jucá ressaltou o papel do Siconv na busca de ferramentas para aprimorar políticas públicas. “Costumo dizer que controle e transparência são essenciais. O controle dá segurança ao gestor público de que os recursos estão sendo aplicados corretamente. E a transparência permite ao cidadão acompanhar se ações estão sendo implementadas de forma adequadas e produzindo os resultados”, argumentou.

O secretário do Planejamento em exercício, Sérgio Cavalcante, ressaltou a importância das redes, de uma forma geral, para alcançar resultados na administração pública. “São inúmeras vantagens quando trabalhamos em rede e bem articulados. Isso facilita a integração e o diálogo e, com isso, ganhamos mais produtividade”.

O coordenador de capacitação da Rede Siconv do Ministério do Planejamento, Edercio Bento, afirmou que no Ceará tem encontrado parceiros que acreditam e apoiam o trabalho da Rede Siconv. “Quem ganha com isso é o cidadão cearense, pois as transferências voluntárias da União contribuem para a gestão das políticas públicas no Ceará”, ponderou.

 

Programação do Evento

Na manhã de quarta-feira, após a abertura oficial, aconteceram quatro apresentações, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e, por fim, do Tribunal de Contas da União (TCU).

No período da tarde foram realizados workshops e debates sobre inovações nas transferências voluntárias, com o intuito de aperfeiçoar habilidades para apresentação de projetos, visando à captação de recursos.