Servidores participam de curso sobre Aspectos Emocionais da Comunicação nas Organizações
10 de maio de 2019 - 14:35 #Comunicação #Emoções #Organizações
A comunicação dentro das organizações é um processo dinâmico que envolve emoções, crenças e valores das pessoas. Escutar o outro e expressar-se de forma assertiva não é tão fácil quanto parece. Pensando em melhorar o processo de comunicação no setor público, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, lançou, na última segunda-feira (06.05), a primeira turma do curso Aspectos Emocionais da Comunicação nas Organizações.
De acordo com as instrutoras responsáveis pela elaboração do conteúdo programático, Maria Hermínia Escouboué e Aurelina Farias, a capacitação busca orientar servidores, líderes e gestores públicos sobre a importância de refletir e vivenciar os aspectos emocionais da comunicação, bem como sobre o seu impacto no processo relacional e comunicacional nas organizações.
“Nós dedicamos mais de 70 horas de estudos para preparar o curso. E é muito prazeroso chegar aqui e compartilhar conhecimento sobre autoconhecimento. Essa é a nossa missão de vida”, disse Maria Hermínia.
Comunicação e habilidade emocional
Em sala, mais de 40 servidores puderam aprender, de maneira teórico-vivencial, sobre comunicação, ondas evolutivas (emoções), técnicas de comunicação eficaz no ambiente de trabalho, tipos de comunicação nas organizações e propostas de mudanças sustentáveis.
Para Emanuel Angelo, da Secretaria do Planejamento do município de São Gonçalo do Amarante, a experiência de participar do curso foi muito importante. “A comunicação é o princípio das interações e o sucesso dos empreendimentos está no trabalho das pessoas. Portanto, acho que a comunicação é uma ponte fundamental para a gente alcançar os resultados que almejamos”, afirmou.
A gerente de Serviço Social do Hospital de Maracanaú, Maryanne Porto, que também participou do curso, parabenizou as instrutoras pela metodologia aplicada. “Pra mim, o curso trouxe várias reflexões e insights. E tudo isso vou levar para o meu ambiente de trabalho”, garantiu.