#ÍrisLabGov – A Experiência da Linguagem Simples no Governo do Ceará

6 de agosto de 2020 - 17:03 # # # #

Conteúdo disponibilizado pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará

No dia 11 de agosto, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou o Webinar A Experiência da Linguagem Simples no Governo do Ceará.

?‍?SAIBA COMO FOI

O evento online contou com a participação da jornalista especializada em Linguagem Simples e mestranda na PUC-Rio, Heloisa Fischer; da advogada e servidora da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Caroline Gabriel; da redatora e agente de Linguagem Simples do Íris LabGov, Isabel Ferreira Lima; e do engenheiro e gestor de projetos do Íris LabGov, João Ricardo Gonçalves.

O(a)s convidados dialogaram sobre:

A compreensibilidade textual de serviços públicos digitais;

As diretrizes de Linguagem Simples aplicadas em conteúdos digitais do governo;

Como a Linguagem Simples está relacionada à UX (Experiência do Usuário);

Os desafios e aprendizados de uma multiplicadora de Linguagem Simples.

O CONTEÚDO ESTÁ DISPONÍVEL

?Vídeo no Youtube: A Experiência da Linguagem Simples no Governo do Ceará

?Áudio do Webinar: baixe aqui

?Aprendizados do tema: clique aqui

? Leia aqui o artigo publicado no Medium sobre o tema

✍Facilitação gráfica feita por Sidan

O Íris LabGov listou alguns dos materiais mencionados no Webinar:

Matéria sobre o prêmio que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará ganhou pelo projeto Ceará Transparente.

Livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, da Heloisa Fischer.

Curso com certificado “Primeiros passos para uso de Linguagem Simples”, da Comunica Simples em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública.

Curso com certificado “Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?”, do (011).lab, laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública.

Explicação em cordel sobre O que é Ouvidoria? no site da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará. Passe o cursor em cima do destaque em laranja: Explicação em cordel e confira!

Nossos 10 passos para escrever textos mais acessíveis e claros usando a técnica da Linguagem Simples: bit.ly/ferramentasLS.

Materiais apresentados pelas palestrantes.

Curso Introdução à Linguagem Simples (Plain Language), da Heloisa Fischer, com cupom de desconto para participantes do nosso Webinar (válido até 17 de agosto).

Para acompanhar as notícias e atividades do #ÍrisLabGov, clique aqui