Seplag, por meio da Sexec-Lid, em parceria com EGPCE e Instituto Motriz, finaliza curso Trilha de Aprendizagem Inclusiva

13 de março de 2024 - 16:57

A Secretaria do Planejamento e Gestão, por meio da Sexec-Lid, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará e o Instituto Motriz, encerrou o curso Trilha de Aprendizagem Inclusiva. O curso foi constituído por 5 encontros, no formato híbrido, com metodologia teórica, debates e reflexões em grupo.

Os encontros reuniram gestores e servidores do Governo do Estado do Ceará, com o objetivo de gerar a compreensão acerca das competências e das características necessárias para o desenvolvimento de uma liderança governamental inclusiva, a fim de replicar nas secretarias as temáticas abordadas, por intermédio de um plano de ação a ser elaborado por cada instituição.

Para o secretário executivo de Políticas Estratégicas para Liderança da SEPLAG, Roziano Linhares, atualmente, a sociedade vive um cenário com novos desafios, sendo estes mais complexos e motivados pelo fim das fronteiras que separavam países, costumes e idiomas. Para ele, essa diversidade demanda dos líderes e dos gestores uma adaptação a esta nova realidade e o curso oferecido busca amenizar os atuais desafios de liderar.

Nesse contexto, a EGPCE, envolveu as suas lideranças estratégicas na participação do curso, sendo estas de diferentes setores da organização, tais como o financeiro, o desenvolvimento institucional, o jurídico, o pedagógico e a direção, a fim de capacitar todos os setores da instituição. Para a orientadora de célula da COPED e participante do curso, Dorenice Fernandes: “A Trilha de Aprendizagem Liderança Inclusiva abordou temas relevantes como racismo estrutural e institucional, equidade, diversidade, comunicação e liderança inclusiva e contribuiu para uma cosmovisão desses assuntos, propiciando momentos de estudos, reflexão, diálogos e aprendizado, mas também a compreensão da necessidade de nosso protagonismo na construção de uma sociedade inclusiva.”