EGPCE realiza trilha de aprendizagem sobre Gestão de Patrimônio, com foco em inventário no setor público
16 de dezembro de 2025 - 12:33

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, na quinta-feira (11), finalizou o curso Inventário no Setor Público, da Trilha Gestão de Patrimônio, para servidores e colaboradores dos órgãos estaduais e municipais que atuam no controle interno das instituições. Os encontros foram ministrados pelo especialista em contabilidade pública, Diogo Duarte Barbosa, referência nacional na área de controle e gestão patrimonial.
O conteúdo da formação abordou, de forma prática e atualizada, as etapas essenciais para a realização de inventários patrimoniais eficientes, incluindo técnicas modernas, legislação aplicável, jurisprudência dos Tribunais de Contas e integração com a contabilidade. Nesse contexto, o curso contemplou desde a preparação do inventário – com análise de métodos, elaboração de kits e itens necessários – até atividades práticas, estudo de casos reais, uso de papéis de trabalho e ferramentas em nuvem para aumentar a produtividade da comissão.
Além disso, orientações sobre aspectos contábeis, erros recorrentes e estratégias de planejamento, como a matriz SWOT (FOFA), garantindo um processo de inventário completo, fiscalizado e alinhado às normas vigentes, foram abordados, a fim de possibilitar confiabilidade e transparência nos resultados.
Para Diogo Duarte, instrutor da formação: “A gestão patrimonial deixou de ser apenas uma exigência burocrática e passou a ocupar um papel estratégico na administração pública moderna. Foi exatamente essa mudança de visão que trabalhamos no treinamento on-line realizado para o Estado do Ceará e municípios convidados. Capacitar servidores é investir em governança, transparência e eficiência. O Ceará demonstra, com essa iniciativa, um compromisso claro com a modernização da gestão pública e com a valorização técnica de seus quadros”.
A trilha ainda contará com mais cinco formações, na modalidade online, totalizando em média 16h/a por curso, sendo eles respectivamente:
– “Mensuração, Técnicas de Reavaliação e Depreciação de Bens Móveis”, que objetiva orientar a aplicação, de forma prática e fundamentada, dos procedimentos relacionados ao reconhecimento , mensuração, reavaliação e depreciação de ativos imobilizados no setor público.
– “Avaliação de Imóveis”, voltado para a contabilidade e engenharia de laudo patrimonial.
– “Avaliação de Bens Móveis Sob a Ótica Contábil”, direcionado a referências válidas para se obter valores de mercado, modelo de custo e modelo de reavaliação, além de depreciação de análise exemplificada do método das cotas constantes, como outras temáticas relacionadas.
– “Regras sobre Baixas de Bens Móveis e Imóveis no Patrimônio e na Contabilidade”, consistindo em um módulo voltado principalmente para “Baixas” pela Relação Custo-Benefício, Baixas por Extravio, Baixas por Alienação e Baixas Diversas.
– “Desfazimento de Bens Móveis”, onde serão abordados fundamentos, legislação e modalidades de desfazimento.