EGPCE apresenta o Programa Estratégico de Formação para Gestores Públicos do Ceará

25 de janeiro de 2017 - 18:00

O evento reuniu secretários, gestores e servidores públicos no auditório da Seplag.

Lançamos o Programa como uma estratégia de capacitação cujo objetivo é qualificar e aperfeiçoar quem atua no serviço público, porque acreditamos que os gestores são a força impulsionadora do trabalho na Administração Pública”. Foi com essa afirmativa que a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Lúcia Siebra, apresentou, na última quarta-feira (25), o Programa Estratégico de Formação para Gestores Públicos do Ceará (PEFGP), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Após agradecer a presença dos gestores, servidores e empregados públicos no evento de lançamento, Lúcia Siebra ressaltou o importante apoio e a colaboração dos parceiros da EGPCE na concepção e estruturação do PEFGP. Para Hugo Figueiredo, secretário da Seplag, o Programa Estratégico é resultado de uma gestão que se volta para o desenvolvimento de pessoas, oportunizando formação corporativa aliada às estratégias gerais do Estado.

Na ocasião, também esteve presente o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, o secretário-executivo da Seplag, Frederico Augusto Gomes, e a Pró-Reitora adjunta de Educação Continuada da Universidade Estadual do Vale do Acarau (UVA), Gabriela Arantes, representando o Doutor e Reitor Fabianno Cavalcante.

Durante o momento de apresentação, foram explicados os objetivos e ações de cada um dos três processos formativos que compõem o PEFGP. Ao abordar três dimensões consideradas essenciais ao desempenho do papel de gestor, o Programa Estratégico fica estruturado da seguinte forma:

lanamentoDrLucia

PEFGP_explicao

Ações dos Programas Executivos

Com abertura das inscrições prevista para o início de fevereiro, o Programa Executivo de Formação em Gestão Pública, que capacitará os servidores ocupantes de funções referentes à Gestão Pública, ofertará 600 vagas para os cursos na modalidade presencial e a distância, e terá duração de 180 a 272 horas-aula em cada uma das 7 áreas de expertise: Gestão Administrativo-financeira Aplicada ao Setor Público; Gestão Administrativo-financeira Aplicada ao Setor Público Municipal; Gestão Contábil Aplicada ao Setor Público; Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação no Setor Público; Gestão de Pessoas no Setor Público; Gestão Pública e o Controle Interno e Planejamento, Orçamento e Modernização Organizacional.

Já o Programa Executivo de Pós-Graduação em áreas da Governança Pública, desenvolverá a dimensão conceitual através da oferta de cursos de pós-graduação, iniciando com o MBA em Gestão Pública, que será realizado em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) ainda este ano.

Segundo a Pró-Reitora Gabriela Arantes, essa inciativa é fundamental para expandir o conhecimento em Gestão Pública no Estado, pois busca levar o conhecimento aos servidores em diferentes regiões do Ceará. Pretendemos formar não apenas duas turmas desse curso de especialização, esperamos dar continuidade a essa parceria que tem o intuito de promover formação e mais compartilhamento do saber em Gestão Pública”, garantiu.

A diretora Lúcia Siebra informou que o Programa Executivo de Desenvolvimento de Lideranças ainda depende de algumas tratativas para poder ser executado, e destacou a relevência desse programa que irá propor o estímulo à reflexão crítica e aprofundada da realidade, não apenas como componente de análise dos fenômenos relacionados à gestão pública, mas também à proposição de políticas, estratégias e processos que dialoguem com demandas da sociedade naquilo que é papel do Estado.

No final do evento, a equipe da Coordenação Pedagógica da Escola de Gestão Pública se reuniu com representantes do Grupo Técnico de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP) para oferecer mais informações sobre o formato de adesão e funcionamento do Programa Executivo de Formação em Gestão Pública, detalhando o processo de inscrição e o cronograma.

Clique aqui para fazer o download do folder do PFGP

contato: 3488.8436

pfgp@egp.ce.gov.br

25.01.2017